A importância da liberação emocional
Relacionamentos, estresse, trabalho e dificuldades tem remetido as pessoas a ambientes de extremo esforço diário que exigem um certo nível de equilíbrio e flexibilização.
Ter controle emocional e a forma como lidamos com essas e outras emoções, é o que nos aproxima e difere ao mesmo tempo uns dos outros e tem sido essencial em muitas circunstâncias e situações.
O nosso corpo é a nossa casa. É por meio do controle emocional que podemos fazer com que este local seja o melhor do mundo. Precisamos ter como objetivo de nos proporcionarmos a melhor forma de como gerir os nossos sentimentos e emoções, relacionamentos (tanto pessoal como empresarial) e principalmente no cotidiano.
Não podemos nos esquecer de que somos mães, pais, filhos, netos, amigos, profissionais que possuem inúmeras tarefas sociais e profissionais.
Devemos realizar o gerenciamento do nosso corpo e compreender que o controle emocional afeta diretamente no desenvolvimento de doenças. Com isso, podemos chegar a uma diminuição de 70% desses problemas.
A responsabilidade é um dos conceitos-chave para se ter um melhor controle emocional, o que é mais primordial desde o momento que conseguimos alcançar um lugar mais alto na hierarquia profissional e até mesmo na vida pessoal.
Lazer como atividade de libertação emocional
Atividades em geral são excelentes fontes que trazem muitos benefícios para a nossa saúde física, emocional e mental. Elas proporcionam diferentes formas de enfrentarmos vários obstáculos presentes em nossas vidas. Isso ocorre em decorrência do fato de que o nosso humor é melhorado, a motivação pessoal é enriquecida e ficamos menos vulneráveis ao estresse.
Efeitos benéficos no corpo e na mente
- Contribui e favorece o funcionamento do sistema cardíaco
- Potencializa a imaginação
- Reforça o sistema imunológico
- Diminui a ansiedade
- Auxilia no sistema digestivo
- Reduz todas as emoções negativas que estão acumuladas
As emoções positivas possuem um papel fundamental na relação e manutenção com outras pessoas, seja no valor ou dignidade em contextos sociais, estando associadas à melhora da saúde e sendo questão de sobrevivência. O amor, satisfação, reconhecimento e respeito, visam resultar em uma união mais próxima, impulsionando o vínculo pessoal e interpessoal.
As emoções negativas têm a capacidade de prejudicar não somente o psicológico, mas também o estado físico e estão associadas às enfermidades. Tais problemas tendem a colocar as pessoas em situações difíceis, portanto, todo o sofrimento que ela passa e a experiência de adoecer é relacionada à existência de emoções.
É evidente que os indivíduos que conseguem manter um controle das suas emoções possuem mais facilidades em encarar as mais diversas ocorrências do dia a dia.
Os maus hábitos alimentares, noites de insônia e tensões de rotinas extensas de trabalho, causam intensos descontroles no corpo. Poucas pessoas elaboram um bom planejamento de vida para chegarem com saúde aos 90 anos e desfrutar dos seus proveitos. Portanto, exercite seu corpo e sua mente, desenvolva e aperfeiçoe o controle emocional, pensando sempre em uma experiência mal vivida ou atitude mal pensada.
Terapia do B.E.M.